Dicas
Como criar o espaço de estudo ideal em casa?
A expressão “trabalhos de casa” é, frequentemente, associada a um momento desagradável, enfadonho e muitas vezes caótico e originador de desentendimentos entre pais e filhos. Como podemos, então, tornar esta tarefa necessária num momento mais agradável e tranquilo?

Devemos, antes de mais, fornecer todas as ferramentas necessárias para que a criança consiga realizar os seus trabalhos de casa com sucesso e satisfação. O primeiro passo é criar um espaço de estudo ideal. Para alunos dos 1.° e 2.° ciclos será interessante que o ambiente de estudo seja próximo do seu cuidador, de modo a que este o possa auxiliar sempre que necessário.

Use a mesa da cozinha/sala como espaço de estudo.
Uma vez que normalmente a área de refeições já é um espaço funcional e bem iluminado, não serão necessários muitos ajustes para o transformar num bom local de estudo. Aliado a isto, dada a dimensão da mesa de refeições, a criança ainda dispõe de uma vasta área onde poderá dispor todos os seus materiais. A melhor parte, é que o cuidador poderá continuar as suas atividades enquanto o aluno estuda, como por exemplo, confecionar o seu jantar.

Crie um ambiente calmo.
Durante o momento de realização dos trabalhos de casa é fundamental que o meio envolvente seja calmo e tranquilo. Podem ser estabelecidas regras em casa, de modo a não existirem entradas e saídas de pessoas no ambiente de trabalho, com o fim de evitar distrações.

Defina um método de armazenamento rápido.
O encarregado de educação em conjunto com o aluno devem definir, de forma permanente um espaço, como uma gaveta, um recipiente ou um cesto para guardarem os materiais escolares (cadernos, livros, canetas,…). Relativamente a materiais digitais, como fichas, trabalhos e testes, podem criar uma pasta no computador do aluno, ou numa plataforma como Google Drive.

Alunos do 3.° Ciclo e Secundário já valorizam a sua privacidade, como tal o Encarregado de Educação pode ter em consideração os seguintes aspetos no momento de criar o espaço de estudo ideal:

Privilegie um espaço onde o seu filho se sinta confortável.
Nesta faixa etária o quarto torna-se um refúgio para o estudante, como tal poderá ser o local ideal para o estudo do mesmo.

Monte uma secretária. Este é o mobiliário ideal para trabalhar.
Pode ainda optar por uma secretária com gavetas para facilitar na arrumação do espaço. A secretária deve ter espaço suficiente para o educando dispor todos os materiais necessários. Devem SEMPRE ser evitados locais como a cama ou sofá, uma vez que irão causar distrações e desviar o aluno do seu foco: estudar.

Certifique-se que existe luz suficiente.
Ler com pouca luz causa cansaço e prejudica a visão. Opte por colocar a secretária próxima de uma janela e instale um candeeiro que ilumine o suficiente para que todos os materiais se vejam claramente. A iluminação artificial deve ser instalada do lado oposto à mão que o aluno escreve.

Remova fontes de distração.
Embora os alunos já procurem a sua independência, os cuidadores devem prestar atenção a fontes de distração e certificar-se que o horário de estudo é respeitado e é congruente ao longo dos dias, ou seja, que se mantém uma hora de iniciação e término de estudo. Deve ficar claro para o aluno que aquela é a hora de estudo e que só depois poderão realizar atividades como jogar, consultar as redes sociais, ver televisão, etc. Uma vez que o computador e telemóvel são ferramentas essenciais para o estudo, o encarregado de educação pode limitar o acesso a sites e aplicações num determinado horário, de modo a garantir que não existem distrações.

Criar um espaço de estudo apelativo, agradável e do agrado do estudante contribui para que este crie o compromisso de realizar os seus trabalhos de casa e o cumpra. Irá, ainda, desencadear um efeito positivo que incentivará o seu filho a cuidar de si mesmo e a trabalhar pelos seus sonhos e ambições.

Outros artigos
Ver mais artigos
Como desenvolver a autonomia das crianças e dos jovens?
Desenvolver a autonomia das crianças e dos jovens é um processo essencial para o crescimento e formação como estudante e cidadão ativo.
Ler mais